Clínica especializada no tratamento de usuários de álcool e drogas
Sobre a Dependência Química Sobre os tipos de droga Sobre os tipos de tratamento Orientação para a família e os educadores Auxílio às empresas Notícias sobre álcool e drogas Links úteis associados à Dependência Química Entre em contato com a Lema
Marcos Antonio Manfredini
CRP 94774
Psicólogo especializado em
Dependência Química
Orientação
Faça download da cartilha para a família
Faça download da cartilha para educadores
 
 
CONSULTORIA A EMPRESAS

ATENÇÃO A EMPRESAS:
Já é consenso em um enorme número de estudos empíricos que mostram a importância, tanto social como econômica, da prevenção e tratamento de usuários de álcool ou drogas dentro das empresas.
Economicamente chega a ser cinco vezes mais barato prevenir e tratar do que simplesmente não fazer nada. A queda nos custos relativos ao absenteísmo, acidentes de trabalho, licenças médicas, baixa produtividade etc. são notoriamente percebidos após a implantação de políticas de prevenção à dependência química.
Chamar para si responsabilidades sociais não deixa de ser uma ótima propaganda para sua empresa, junto a opinião pública e consumidores, além de contribuir para um maior comprometimento de seus colaboradores com os resultados da sua empresa.
Tipos de prevenção


Prevenção Primária: • Universal - destinado para população geral e busca evitar e/ou retardar a experimentação;
Educação – informar sobre todos os aspectos da dependência química = conceito de doença, uso, abuso e dependência – conseqüências sociais, econômicas, profissionais, familiares e de saúde, entre outras. Elaboração de campanhas que promovam a prevenção do uso e abuso de álcool e drogas .


Prevenção Secundária: • Seletiva - atinge grupos de risco ou sub-grupos da população geral e busca evitar progressão para padrões mais graves;
Atuação dos gestores, chefias, gerentes, supervisores e do serviço social na abordagem e encaminhamento para tratamento ambulatorial ou hospitalar, de um colaborador que possa estar com problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas.


Prevenção Terciária: • Indicada - destinado para quem já faz uso e busca recuperar os que já estão usando de forma prejudicial.
É o tratamento propriamente dito. Momento que é de fundamental importância o acompanhamento do caso por parte da empresa através do serviço social e também por profissional especializado. É importante que o colaborador seja orientado para que, após sua alta, utilize os recursos existentes (terapia ambulatorial, grupo de apoio, grupos de ajuda mútua – A.A. e N.A., serviço social) para a manutenção da abstinência e conseqüentemente obtenção de qualidade de vida.

Implantamos ou revitalizamos programas de dependência química dentro de empresas e instituições. Através de estudos realizados por profissionais especializados, elaboramos ações diretas (palestras, dinâmicas, cursos, capacitação de equipes e gestores) que visem a prevenção primária, secundária e terciária com respeito à dependência química.

 

LEMA Vida e Saúde - Diagnóstico, Prevenção e Tratamento em Saúde Mental - Todos os direitos reservados
Rua Emilio Mallet, 317 - 1 º andar - conj. 114 - Tatuapé - São Paulo SP - CEP: 03320-000
E-mail: atendimento@lemavidaesaude.com.br
Telefones: (11) 2769-5233 - Vivo cel:(11) 99710-9229